A CARTOGRAFIA ESCOLAR COMO POSSIBILIDADE DE LEITURA DO MUNDO: UMA EXPERIÊNCIA NA OBRAC 2019

Thatiana Bezerra Luiz, Jonathan Ferreira de Melo, Adriely Suely Souza de Almeida, Cláudio David da Silva Júnior, Gustavo Souza Alexandrino, Paulo Vitor Gomes de Souza

Resumo


A Cartografia é a ciência responsável por produzir materiais que representam a superfície terrestre e os fenômenos naturais, populacionais, econômicos, entre outros, ocorridos no planeta Terra. Trata-se de uma forma de leitura da realidade. Nesse sentido, a Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC), que tem como um dos objetivos promover a difusão da ciência cartográfica, propõe uma série de atividades teóricas e práticas que contribuem para demonstrar a relevância desse conhecimento. A Escola Estadual Professor Luís Soares situada na cidade do Natal-RN participou da Olimpíada e executou todas as tarefas propostas. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo apresentar as metodologias adotadas pela equipe Luso Magnético para a execução das atividades práticas, bem como os principais desafios e aprendizados obtidos ao longo desse processo. Dentre as atividades, a produção de um croqui, de um mapa tátil e de um story map foram construídos considerando temáticas importantes, como: infraestrutura urbana para pessoas com mobilidade reduzida e fluxos migratórios forçados. A apresentação desse processo de trabalho pode auxiliar alunos e professores a desenvolverem atividades relacionados à ciência cartográfica, tendo como base fenômenos inerentes à Geografia.

Palavras-chave: Cartografia; atividades práticas; Geografia.


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