Mapa Tátil do Instituto Federal de Goiás – Campus Valparaíso: Uma Experiência de Inclusão

Danielle Pereira da Costa, Gustavo Carvalho Santos, Kamilly Souza de Castro, Maria Beatriz Souza Nascimento, Pedro Henrique Duarte Matos

Resumo


No ano de 2019, no âmbito da Olimpiada Brasileira de Cartografia, uma das provas práticas solicitadas para as equipes constituiu-se na elaboração de um mapa tátil entendo-se a importância da cartografia como um recurso em prol da inclusão. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo apresentar o mapa tátil do campus Valparaíso, pertencente ao Instituto Federal de Goiás, que foi elaborado a partir da utilização de materiais recicláveis e de baixo custo, testado e aprovado por pessoa com deficiência que validou sua funcionalidade, tendo a experiência oportunizado ver de maneira concreta como uma ferramenta da cartografia pode representar de uma forma diferente o espaço da escola, seja pela emoção ao receber o retorno positivo manifestado por uma pessoa que carece de meios diferenciados de representação do espaço para se sentir incluído no mesmo de forma mais plena, seja pela identificação de aspectos a serem melhorados no ambiente intraescolar quanto a ampliação de ações de inclusão de pessoas cegas e/ou com baixa visão.


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